Pois é, o ANO DO CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA AO BRASIL está terminando. Tivemos e ainda vamos ter até o final do ano, dezenas de eventos comemorativos, seja no Japão ou no Brasil. Compareci a muitos deles e vou ter tantos outros para ir até o final de ano.
O trabalhador brasileiro no Japão sente falta de lugares onde possa curtir música, dançar, extravazar seu espírito Brasileiro.  Este ano foi bom, porque com tantos eventos no verão japonês , foi possível matar um pouco da saudade  de nossa terra,  de nossos costumes.
Mas não posso deixar meu lado crítico falar ( alguns de vocês podem achar que eu só critico, mas quando tenho que elogiar também faço sim!)
Somos imbatíveis em alegria e empolgação, mas ainda temos de aprender algumas coisas de organização com os japoneses!  O público brasileiro está tão acostumado aqui no Japão em comparecer em eventos sem uma boa qualidade de nem percebem. Mas eu vou a eventos organizados por Japoneses também e  sou uma pessoa muito enjoada no que se diz respeito a qualidade musical, e da qualidade do som do local, na limpesa e organização do evento, etc.
Os japoneses não são perfeitos, em pequenos eventos sempre ocorrem falhas também, mas se for um evento grande, para milhares de pessoas, inclusive autoridades e artistas de renome, a  tendencia é haver muita ordem e qualidade. Posso dar como exemplo o show ( aliás gratuito) para mais de 10.000 pessoas em Yokohama dos grupos The Boom e Ganga Zumba ( japoneses) e Gilberto Gil e sua Banda.
Local super limpo, organizado, o som uma primazia!!!

Em compensação compareci a outros eventos ( prefiro não especificar, porque não posso culpar todos os organizadores e colaboradores, sei que tem gente muito boa no meio que foi atrapalhada por outros de menos competência….) que o som era horrível, a organização deixou muito a desejar, os preços de produtos nesses eventos eram exorbitantes, e o público se  preocupou em se divertir, mas esqueceu muitas vezes de ser civilizado….
Acho que nesses casos  o desrespeito não é só com quem assiste, mas também com os artistas que comparecem no palco pra se apresentar!

Ah, e não devemos nos esquecer que muitos artistas brasileiros não querem vir ao Japão, porque alguns ” empresários picaretas” que apareceram há algum tempo atrás, deixaram a roupa suja no meio do caminho e bloqueou o trabalho de algumas pessoas honestas que hoje estão tendo que trabalhar como “lavadeiras” pra conseguir refazer esse caminho e trazer artistas de qualidade pra cá! Isso quer dizer, pra eles se apresentarem pros Brasileiros daqui, porque se for pra se apresentar pros japoneses eles vêm com a maior boa vontade, porque sabem que vão ser bem tratados e bem pagos!
Se for pra se apresentar pra brasileiros eles não sabem se vão ter um local decente pra se apresentar e se vão receber!
E infelizmente, nossos conterraneos aqui criticam esses artistas, mas eu me coloco no lugar deles e digo que se for pra ter prejuizo também não viria! Eles vivem disso!!
Mas temos também muita gente boa daqui mesmo, gravando discos, fazendo sucesso e muitas pessoas nem sabem ( aliás a maioria).
Por isso digo, amigos, quando vcs forem a um evento, analise a qualidade do evento, critique, busque sempre melhorar a qualidade da sua diversão e colabore para isso!! Você é uma parte importante dessa comunidade, ela também depende das suas atitudes!